top of page

Sou MEI, como escolher o melhor plano de saúde? Guia completo.



Cuidar da saúde é uma das prioridades mais importantes na vida de qualquer pessoa. No entanto, quando se é um microempreendedor individual (MEI), essa questão pode se tornar ainda mais desafiadora. Por isso, escolher o melhor plano de saúde para MEI é uma decisão muito importante.


Neste guia completo, vamos falar sobre as opções de planos de saúde disponíveis para MEIs e a comparação entre os planos com e sem CNPJ. E também os principais pontos a analisar como cobertura, rede de atendimento, carência, valores e outros pontos, para que você possa cuidar da sua saúde e a de sua família sem comprometer o seu orçamento.


Plano de saúde para MEI, o que é?



Como funciona o plano de saúde para MEI?

Quais as regras para plano de saúde MEI?

Quais benefícios em ter um plano de saúde MEI?

Como escolher o melhor plano de saúde para MEI? O que verificar?

Como escolher um plano de saúde para MEI, sem gastar tempo nem ter dor de cabeça?

Plano de saúde para MEI, o que é?

Antes de falarmos sobre as opções de planos de saúde disponíveis para MEIs, é importante entendermos o que é um plano de saúde empresarial. Em linhas gerais, esse tipo de plano é similar ao oferecido por empresas a seus funcionários, com o objetivo de garantir acesso a serviços médicos de qualidade a um preço acessível.

Já um plano de saúde para MEI é uma opção para que os microempreendedores individuais possam ter acesso a serviços médicos de qualidade a preços mais acessíveis, com o mesmo nível de cobertura de um plano empresarial.

Como funciona o plano de saúde para MEI?

O funcionamento do plano de saúde para MEI ( microempreendedor individual) é parecido a um plano contratado por empresas e pessoas físicas.


Você paga um valor mensal e tem direito a um atendimento em hospitais, clínicas e laboratórios do plano contratado dependendo da cobertura escolhida, respeitando os prazos de carência que falaremos mais a frente.


Já existem planos disponíveis no mercado que a partir de uma vida o MEI tem acesso a ótimos hospitais e laboratórios.

Quais as regras para plano de saúde MEI?

O microempreendedor deverá ter um CNPJ ativo e com pelo menos 6 meses.


A carência é determinada por cada operadora contando a partir da data de início chamada vigência, os atendimentos de urgência e emergência em todas as operadoras são a partir de 24 horas regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Quais benefícios em ter um plano de saúde MEI?


Um ponto muito importante é que o microempreendedor individual é em muitos casos o único responsável pela fonte de renda de sua família, e a demora de um atendimento ou tratamento pode afetar diretamente sua renda que ao ficar impossibilitado de trabalhar sua renda fica comprometida.


São vários benefícios já que o (SUS) sistema único de saúde tem uma demanda muito grande de atendimento, condições precárias, e o atendimento que é muito demorado para passar em consultas e fazer exames que podem demorar meses.


Podemos colocar alguns benefícios como garantia de atendimento, rapidez, quarto individual em caso de internação, acesso a melhores profissionais, consultas e exames com prazos muito menores, acesso a clinicas conveniadas aos planos, exames de rotina para prevenir doenças e muitos outros benefícios dependendo do plano contratado.



Como escolher o melhor plano de saúde para MEI? O que verificar?


Cobertura


Ao escolher o seu plano de saúde, é importante verificar a cobertura oferecida pela operadora. Verifique quais tipos de cobertura os planos oferecem se é regional ou nacional e alinhe com a sua necessidade, caso você não viaje o plano regional pode ser melhor e ter um preço mais em conta, mas se costuma viajar para outros estados com frequência será melhor um plano de saúde com cobertura nacional este tem um preço maior em relação ao regional.


Fique atento sempre no que melhor se encaixa para sua necessidade.


Rede credenciada


Outro fator importante é a rede de atendimento do plano de saúde. Verifique se a operadora possui hospitais, clínicas e laboratórios credenciados próximos à sua região, para que você possa ter fácil acesso aos serviços oferecidos.


Não adianta contratar um plano que quando você precisar terá que se deslocar em grandes distâncias para realizar os atendimentos o que acaba criando mais gastos.


Carência


A carência é o período em que o beneficiário não poderá utilizar todos os serviços do plano de saúde. Esse período pode variar de acordo com cada operadora, por isso, é importante verificar a carência antes de escolher o seu plano de saúde.


Os atendimentos de urgência e emergência em todas as operadoras são a partir de 24 horas e parto são 300 dias regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os demais serviços são de particularidade de cada operadora.


Por exemplo alguns planos para consultas médicas tem carência de 24 horas, outros 15 dias, outros 30 dias para novos beneficiários, já no caso de beneficiários vindos de outros planos, uma migração tem redução de carência dependendo do prazo que ficou no plano anterior, até um ano é um tipo de redução acima disso outra redução dependendo da operadora e tipo de plano que tinha anteriormente que será avaliado pela nova operadora.


Coparticipação


A coparticipação é uma modalidade que além da mensalidade o beneficiário paga uma porcentagem extra sobre os serviços utilizados seja consulta, exames ou pronto-socorro. Por conta disso os valores dos planos com coparticipação são mais baratos.


Se o microempreendedor costuma utilizar bem pouco pode ser vantajoso, mas deve ser analisado bem cuidadosamente para evitar problemas futuros, a cobrança dos serviços utilizados virá junto com a próxima mensalidade a ser cobrada.


Avalições


Verifique as avaliações e nota das operadoras feitas por outros clientes em sites como reclame aqui e também nas redes sociais, em questões como atendimento, resolução de problemas, agilidade para que a escolha seja assertiva.


Importante é verificar com uma corretora especializada como a Almeida Bueno Seguros para te auxiliar pois como estão no dia a dia trabalhando com os planos de saúde podem reduzir bastante a dor de cabeça para a escolha do plano para você.


Diferenciais


Alguns planos tem diferenciais para outros como assistência viagem, plano odontológico incluso, descontos em farmácias e muito mais.


Como escolher um plano de saúde para MEI, sem gastar tempo nem ter dor de cabeça?


São diversos fatores a serem analisados então não perca tempo, nós da Almeida Bueno Seguros a 32 anos auxiliamos pessoas e empresas a buscar os melhores planos alinhando a necessidade de cada cliente e as melhores opções no mercado, seja para um plano novo ou buscando uma redução nos valores pagos no plano atual, sem perder a qualidade de atendimento e rede credenciada que já utiliza.


Fale conosco e será um prazer te ajudar.



Conclusão: Esperamos ter ajudado na escolha do melhor plano de saúde para o seu MEI. Lembrando que essa é uma decisão importante e que deve ser tomada com cuidado e atenção.

bottom of page